sexta-feira, 29 de julho de 2011

redação 2

  O desmatamento é um ato que é muito praticado perto de florestas. Muitos desses desmatamentos são ilegais, feitos por empresas e madeireiras. O desmatamento não tem como consequência somente a perda de árvores, mas também mudanças na biodiversidade da floresta, na extinção de animais,  na mudança climática, entre muitos outros fatores. Para impedir que isso aconteça o governo decretou uma lei que só madeireiras e empresas autorizadas poderiam cortar as árvores, mas têm pessoas que não seguem a lei.
  Muitas ONGs ajudam a preservar a floresta, mas cabe ao governo tomar decisões contra o desmatamento ilegal, ele cedeu alguns hectares de terra para essas ONGs onde foram criados centros de preservação, mas só isso não basta. O governo deveria aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.
  Como em toda decisão existem prós e contras. Os prós dessa nova atitude seria a diminuição de desmatamento ilegal de algumas empresas e madeireiras que não estão dispostas a pagar a multa, ou não têm dinheiro para isso, abriria mais vagas de empregos para os cargos de fiscais e seguranças, a economia do Brasil iria subir devido o dinheiro das multas, não haveria tanta instabilidade climática. Os contras seriam que as madeireiras mais ricas poderiam pagar as multas e continuar com o contrabando de madeira, os guardas mais pobres poderiam ganhar propina para deixar lotes de madeiras ilegais serem vendidos, o governo teria que dar mais atenção a essa área.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tédio e fantasia na vivência do cotidiano

  Viver a mesma rotina todo o dia é muito entediante, algumas pessoas inventam, digamos, "maneiras", de conseguir vencer o tédio, seja mudando uma pequena coisinha, ou pensando em alguma coisa diferente. A maneira como abordamos a rotina é o que vai torná-la diferente, uma perspectiva nova pode mudar tudo.
  Fantasia é tudo aquilo que gostaríamos de ter, fazer, comer, mas que não estamos fazendo. É idealizar uma vontade instantânea. A fantasia é importante para o dia a dia, pois saímos da rotina entediante. Por exemplo, quando algumas pessoas estão arrumando o casa, elas ligam o rádio, elas cantam as músicas e nem percebem o que estão fazendo. A fantasia faz as pessoas se sentirem bem, pois ela te leva para um lugar em que tudo o que tu quer esta lá. Por exemplo, uma simples vassoura pode se tranformar em um microfone, um avental pode se tranformar em um vestido ultra glamuroso, para um super show no Madison Square Garden, ou então, a vassoura pode se transformar em um dançarino super sexy musculoso e bonitão, aí você poderá treinar o seu tango que já estava ficando enferrujado.
  Se mudarmos pelo menos alguma coisa na rotina ou fantasiarmos com algo, ela já se torna melhor. A fantasia é oposta ao tédio, então se fantasiarmos estaremos excluindo-o, ou ao menos  diminuindo-o. A rotina começa a se formar a partir do dia em que fazemos as mesmas coisas, ela surge devagar a depois de algum tempo já estamos ficando sufocados.