O desmatamento é um ato que é muito praticado perto de florestas. Muitos desses desmatamentos são ilegais, feitos por empresas e madeireiras. O desmatamento não tem como consequência somente a perda de árvores, mas também mudanças na biodiversidade da floresta, na extinção de animais, na mudança climática, entre muitos outros fatores. Para impedir que isso aconteça o governo decretou uma lei que só madeireiras e empresas autorizadas poderiam cortar as árvores, mas têm pessoas que não seguem a lei.
Muitas ONGs ajudam a preservar a floresta, mas cabe ao governo tomar decisões contra o desmatamento ilegal, ele cedeu alguns hectares de terra para essas ONGs onde foram criados centros de preservação, mas só isso não basta. O governo deveria aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.
Como em toda decisão existem prós e contras. Os prós dessa nova atitude seria a diminuição de desmatamento ilegal de algumas empresas e madeireiras que não estão dispostas a pagar a multa, ou não têm dinheiro para isso, abriria mais vagas de empregos para os cargos de fiscais e seguranças, a economia do Brasil iria subir devido o dinheiro das multas, não haveria tanta instabilidade climática. Os contras seriam que as madeireiras mais ricas poderiam pagar as multas e continuar com o contrabando de madeira, os guardas mais pobres poderiam ganhar propina para deixar lotes de madeiras ilegais serem vendidos, o governo teria que dar mais atenção a essa área.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Tédio e fantasia na vivência do cotidiano
Viver a mesma rotina todo o dia é muito entediante, algumas pessoas inventam, digamos, "maneiras", de conseguir vencer o tédio, seja mudando uma pequena coisinha, ou pensando em alguma coisa diferente. A maneira como abordamos a rotina é o que vai torná-la diferente, uma perspectiva nova pode mudar tudo.
Fantasia é tudo aquilo que gostaríamos de ter, fazer, comer, mas que não estamos fazendo. É idealizar uma vontade instantânea. A fantasia é importante para o dia a dia, pois saímos da rotina entediante. Por exemplo, quando algumas pessoas estão arrumando o casa, elas ligam o rádio, elas cantam as músicas e nem percebem o que estão fazendo. A fantasia faz as pessoas se sentirem bem, pois ela te leva para um lugar em que tudo o que tu quer esta lá. Por exemplo, uma simples vassoura pode se tranformar em um microfone, um avental pode se tranformar em um vestido ultra glamuroso, para um super show no Madison Square Garden, ou então, a vassoura pode se transformar em um dançarino super sexy musculoso e bonitão, aí você poderá treinar o seu tango que já estava ficando enferrujado.
Se mudarmos pelo menos alguma coisa na rotina ou fantasiarmos com algo, ela já se torna melhor. A fantasia é oposta ao tédio, então se fantasiarmos estaremos excluindo-o, ou ao menos diminuindo-o. A rotina começa a se formar a partir do dia em que fazemos as mesmas coisas, ela surge devagar a depois de algum tempo já estamos ficando sufocados.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Os pilares do amanhã
Pedi a essas duas menininhas que deviam ter de seis a oito anos de idade para posarem para uma foto. A pose que escolheram me chamou a atenção, pois no mesmo momento que eu pedi pela foto elas se abraçaram e sorriram, mostrando a amizade que tinham sem se importar com as tantas diferenças que têm uma da outra.
Elas estavam com pressa, pois já ia dar o sinal que anuncia o fim da aula e elas ainda não tinham arrumado suas coisas.
Devido a porta aberta no fundo e a luz intensa do sol entrando pela mesma, conseguimos ver que a foto foi tirada de manhã.
A foto foi tirada no correrdor do colégio como podemos ver pelas várias portar que indicam salas de aula, e pela joaninha pendurada em uma das portas bem à frente. Todos os corredoes da escola têm o mesmo piso, quadrados rosas e pretos intercalados, somente as paredes que não são todas iguais, as dessa foto são lajotas laranjas até mais ou menos um metro de altura e depois uma parede de cor creme.
As duas meninas estavam usando o uniforme escolar, que é obrigatório todos os dias. Ao fundo ainda podemos ver algumas crianças parada em frente a uma porta, elas estavam esperando bater o sinal da saída para poderem ir embora.
Elas estavam com pressa, pois já ia dar o sinal que anuncia o fim da aula e elas ainda não tinham arrumado suas coisas.
Devido a porta aberta no fundo e a luz intensa do sol entrando pela mesma, conseguimos ver que a foto foi tirada de manhã.
A foto foi tirada no correrdor do colégio como podemos ver pelas várias portar que indicam salas de aula, e pela joaninha pendurada em uma das portas bem à frente. Todos os corredoes da escola têm o mesmo piso, quadrados rosas e pretos intercalados, somente as paredes que não são todas iguais, as dessa foto são lajotas laranjas até mais ou menos um metro de altura e depois uma parede de cor creme.
As duas meninas estavam usando o uniforme escolar, que é obrigatório todos os dias. Ao fundo ainda podemos ver algumas crianças parada em frente a uma porta, elas estavam esperando bater o sinal da saída para poderem ir embora.
Assinar:
Postagens (Atom)